Rua 9 de julho,1227 - Centro

Telefone: (16)3373-9772

São Carlos - SP

Entre aqui para abrir o Google Maps


Programação - Junho 2012

DIA 07 - CINEMANÍACO

Amator, Polônia, 1979, Drama, 117 minutos

Direção: Krzysztof Kieslowski

Elenco: Jerzy Sthur, Malgorzata Zabkowska, Ewa Pokas, Stefan Czyzewski, Jerzy Nowak

Filip Mosz levava uma vida tranquila ao lado de sua esposa até que decidiu comprar uma câmera cinematográfica para filmar a filha que acabara de nascer. Sabendo de sua mais nova aquisição, seu chefe decide que ele deve registrar uma solenidade na fábrica onde trabalha. O filme acaba se tornando um sucesso e Filip adquire um fascínio pela cinematografia com sérias consequências para si mesmo e sua família. Assim, ele decide começar outras filmagens mostrando ao público a verdade em frente às câmeras, mas acaba descobrindo que essa sua missão não será algo tão simples. Como o interesse de Filip pelo cinema se torna cada vez mais uma obsessão, sua esposa torna-se cada vez mais desesperada ao perceber que o marido deixou seu conceito de felicidade para se dedicar a arte.

Todos vivem em busca de paz e serenidade, mas quando as encontram dificilmente se contentam com isso, precisam de algo a mais que os despertem novamente para a vida. Filip encontra esse algo a mais por mero acaso, em uma câmera.

O filme foi vencedor do Grande Prêmio no Festival Internacional de Moscou em 1979. Cinemaníaco é uma reflexão de Krzysztof Kieslowski sobre as complexas relações entre expressão individual e censura, entre arte e conformismo no meio cinematográfico.

Mariana Joseane Vitulio

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS

Tema: Obsessão

Contém: Consumo de drogas lícitas, conteúdo sexual

DIA 14 - MELANCOLIA

Melancholia, Dinamarca, 2011, Drama, 130 minutos

Direção: Lars Von Trier

Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt.

Melancolia começa lenta e contemplativamente, mas apresentando uma fotografia tão impressionante que o tédio é o sentimento mais improvável para o espectador. Lars Von Trier vai além de sua criatividade escrachada e fantasia a destruição da Terra diante de sua iminente colisão com o planeta Melancolia. Em meio a esse contexto, Justine e Michael celebram seu casamento na luxuosa mansão de John e Claire, irmã de Justine, que na ilusão de deixá-la feliz, organizaram uma belíssima festa. Porém a recepção do casamento logo se torna palco de confrontos e duras constatações, trazendo à tona a verdadeira Justine, uma mulher frígida e depressiva que está a um passo da loucura. Com seu casamento destruído, Justine parece finalmente encontrar paz devido à tragédia que se aproxima tendo a certeza de que seu sofrimento terminará em breve, enquanto Claire se vê obrigada a encarar o medo e a incerteza tentando, sem sucesso, acreditar em John que garante que a Terra está fora da rota do planeta que se aproxima.

Von Trier procura mostrar o drama diante do possível fim dos tempos, não de todo o mundo, mas particularmente de apenas quatro pessoas, Justine, Claire, John e o filho do casal. Independente da colisão de planetas, o mundo de Justine desabaria de qualquer maneira, a qualquer momento e, de acordo com o começo do filme, tudo é simplesmente inevitável.

Lançado em maio de 2011 no 64º Festival Internacional de Cannes, Melancolia é uma inesperada mistura de drama e ficção científica que garantiu para Kirsten Dunst o prêmio de melhor atriz do festival.

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS

Tema: Fim do mundo

Contém: Conteúdo sexual, exposição de cadáver

DIA 21 - O CORTE

Le couperet, França/Bélgica/Espanha, 2005, Drama, 122 minutos

Direção : Costa-Gavras

Elenco: José Garcia, Karin Viard, Geordy Monfils, Christa Theret, Ulrich Tukur, Olivier Gourmet.

Bruno Davert é um engenheiro do ramo de papéis que decide tomar uma drástica atitude num momento de desespero. Após quinze anos ocupando uma posição de prestígio em uma grande empresa, ele acaba perdendo seu emprego devido a um corte de pessoal. Durante dois anos, Bruno enviou inúmeros currículos, participou de diversos cursos de qualificação e assistiu seu estilo de vida decair enquanto sua esposa lutava para manter dois subempregos. De fato, é muita concorrência para poucas vagas. Fascinado com a ideia de trabalhar para um ascendente fabricante de papéis e angustiado com a falta de oportunidade, ele resolve colocar um audacioso plano em prática: assassinar o homem que ocupa o cargo que ele almeja e todos os possíveis concorrentes. Dessa forma, Bruno passa a anunciar vagas fictícias para receber os currículos de seus adversários. Sabendo que a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho é algo muito rápido, ele resolve começar a eliminar imediatamente os profissionais que julgou estar a sua altura. Com um pouco de sorte e alguma ajuda do destino, o executivo consegue voltar ao topo da pirâmide corporativa.

Costa-Gavras acertou em arriscar no tom de comédia, mesmo não deixando de lado temas que levam um cidadão ao extremo do absurdo, com isso O Corte chegou a receber duas indicações ao César, Melhor Ator para José Garcia e Melhor Roteiro Adaptado.

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS

Tema: Ambição profissional

Contém: Assassinato, conteúdo sexual, suicídio

DIA 28 - SE NADA MAIS DER CERTO

Se Nada Mais Der Certo, Brasil, 2008, Drama, 120 minutos

Direção: José Eduardo Belmonte

Elenco: Cauã Reymond, Caroline Abras, João Miguel, Luiza Mariani, Milhem Cortaz, Leandra Leal

Leo é um jornalista autônomo que quase nunca recebe pelos trabalhos que realiza. Além das dívidas do apartamento e dos salários atrasados de sua empregada, ele ainda tem que arcar com os caríssimos remédios de Ângela, uma jovem anoréxica e viciada que foi viver em sua casa com o filho pequeno. Certa noite, Leo resolve gastar o pouco dinheiro que tem e acaba conhecendo Marcin, um andrógeno que vende drogas em uma boate de prostituição. Reconhecendo um no outro um pouco de si mesmos, Leo e Marcin se tornam amigos e decidem beber, tendo ainda a companhia do taxista fracassado Wilson. Apesar de pertencerem a mundos diferentes, aos poucos surge entre eles um forte laço afetivo. Acusando o dinheiro pelos males do mundo, Leo, Marcin e Wilson chegam ao ponto onde nada mais está dando certo e passam a cometer golpes contra o sistema financeiro, roubando qualquer pessoa que encontram e cada vez mais se infiltrando no mundo do crime. Com as eleições presidenciais em vista, o trio consegue sua grande chance de mudar de vida envolvendo-se em um enorme roubo de um dinheiro desonesto de campanha. Porém, o que parecia a solução de seus problemas acaba se tornando um caminho sem volta para eles.

Se Nada Mais Der Certo foi exibido no Festival do Rio de Janeiro e eleito o melhor filme pelo júri oficial, além de ser o grande vencedor do Cine Ceará 2009.

No longa tudo está muito bem articulado, mas se há algo que merece destaque é a atuação de Caroline Abras. A interpretação da atriz é tão real que é difícil não se afeiçoar a Marcin, apesar de seus inúmeros deslizes.

Mariana Joseane Vitulio

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS

Tema: Relações Interpessoais

Contém: Assassinato, consumo e tráfico de drogas


SESSÕES AOS SÁBADOS, ÀS 20 HORAS, ENTRADA FRANCA

Lotação máxima: 144 lugares


O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA RECOMENDA:

Srs. Pais e Responsáveis, observem a classificação indicativa atribuída a cada diversão pública. Conversem com as crianças e adolescentes sobre as inadequações indicadas antes de exibir conteúdo impróprio à sua faixa etária.


Fale conosco: braz@cdcc.sc.usp.br

acessos desde 16/05/97

Home Page da CDCC